Integrantes.

Joey tempest.


Joakim Rolf Magnus Larsson
19 Agosto 1963 em Upplands Väsby – Suécia
Joey gostava de jogar futebol e hóquei no gelo quando era miúdo em Upplands Vasby. A primeira vez que encontro John Levén foi num jogo de futebol, naquela altura Joey sonhava ser um jogador de futebol e instrutor num ginásio. Desporto era o seu maior interesse, mas a música depressa o apanhou por completo.
O primeiro instrumento que aprendeu a tocar foi o piano, porque a sua família tinha um piano em casa. Um dia foi buscar as cassetes da sua irmã Lotta, com as músicas do top 10 das rádios, ali encontrou o seu primeiro ídolo, Elton John, e Crocodile Rock tornou-se a sua canção favorita. Outro grande ídolo foi Elvis Presley, então Joey quis aprender a tocar guitarra, e pediu-a emprestada a sua irmã para aprender a tocar. Um amigo de seu pai ensinou-lhe três dos mais comuns acordes de rock. O primeiro disco que Joey comprou foi “Love Hurts” de Nazareth.
No 5º ano da escola, Joey e uns colegas de turma davam concertos. Vestindo e maquilhando-se como os KISS, tocavam “You keep on Knocking” e “ But You Can’t come in”. Não havia amplificador para a guitarra e a voz era amplificada através do transmissor de um rádio velho………
Logo depois disso, Joey formou a banda Made in Hong Kong, junto com três amigos. A sua música era influenciada por Sweet and Slade, as novas bandas favoritas de Joey. Made in Hong Kong mudaram de nome duas vezes, primeiro para Jet e depois para Blazer. No princípio Joey tocava guitarra rítmica, mas mudou para o baixo passado pouco tempo. Depois formou uma banda mais a sério chamada Roxanne que se tornou bastante conhecida em Upplands Vasby.
Mas em 1979 John Norum perguntou a Joey se ele queria ser o novo vocalista na sua banda WC. Apesar de WC ser a principal rival dos Roxanne, Joey decidiu juntar-se a eles. Joey era amigo de Norum. WC mudaram o nome para Force, antes de ganharem o concurso Rock-SM em 1982 como EUROPE.
Durante Rock-SM, Joey mudou para o nome artístico Joey Tempest. Ele sempre soube que se tornaria numa estrela do Rock, então não podia usar o seu nome verdadeiro por mais tempo. Joey era um “apelido” que lhe fora atribuído uns anos antes quando esteve nos EUA e Tempest foi tirado do livro “The Tempest” do autor William Shakespeare. Ele passou muitas aulas na escola a escrever letras de músicas e praticar autógrafos como Joey Tempest, os professores não gostavam muito disto.
Em 1985 a banda Scorpions pediu a Joey para lhes escrever uma música. Ele escreveu a música “One of a Kind” e enviou-lhes, mas nunca teve resposta. Depois a música foi incluída no álbum de Tone Norum com o mesmo título. Joey produziu o álbum para a irmã de John Norum em 1986, bem como escreveu todas as músicas e tocou quase todos os instrumentos. John Norum, Mic Michaeli, Ian Haugland, Marcel Jacob e Yngwie J. Malmsteen também tocaram neste álbum. One of a Kind foi o primeiro álbum que Joey produziu.
Em 1985 também escreveu a canção “Give a Helping’ Hand” para o projecto “Swedish Metal Aid”. Ele foi um dos cantores principais daquela música, que foi produzida por Kee Marcelo. O dinheiro das vendas daquela música seria doado para ajudar as pessoas da Etiópia.
Depois do EUROPE se terem separado em 1992, Joey começou novamente a trabalhar com John Norum, eles escreveram a gravaram o dueto “We will be strong” e também escreveram em conjunto a canção “Counting on Your Love”, ambas as músicas foram incluídas no segundo álbum de John Norum Face the Truth lançado em 1992. No mesmo ano Joey encontrou uma rapariga inglesa no Piccadily Circus em Londres, seu nome é Lisa Worthington, seis meses mais tarde tornou-se sua namorada.
Em 1995 Joey gravou o seu primeiro álbum a solo, A Place To Call Home, que é muito diferente dos da banda EUROPE, Joey voltou-se para o estilo da costa Oeste do Rock / Pop, semelhante a Neil Young e Van Morrison. O Álbum foi um sucesso a vendeu até disco de ouro na Suécia. John Norum toca guitarra na música Right to Respect, mas Joey também toca guitarra no álbum. Outros músicos no álbum foram baixista Svante Henrysson, baterista Nicci Wallin e Sven Lindvall. O primeiro single A place to Call Home foi uma das músicas que mais passou nas rádios suecas em 1985. Outros singles foram We Come Alive, a balada Under the Influence e Don’t Go Changin On Me.
Joey foi nomeado para os Grammis suecos como o melhor artista masculino de pop / rock em 1986. No mesmo ano mudou-se junto com Lisa para Dublin na Irlanda. O segundo álbum a solo de Joey Alzea Place foi lançado em 1997 e também foi um sucesso. O estilo do álbum era mais instrumental do que o anterior, usando as influências da música folk espanhola e irlandesa. Joey tocou quase todos os instrumentos no álbum. O primeiro single The Match tornou-se uma canção muito popular e era passada com frequência nas rádios. A letra da música para o segundo single, The One in the Glass, foi tirada de um poema de Janet Zuckerman. If I’d Only Know foi o último single.
Em 1998 garvou o dueto Runnig with a Dream juntamente com a cantora alemã de ópera Anna Maria Kaufmann. Foi escrito por Mike Batt, e foi o hino oficial da equipa alemã no campeonato mundial de futebol em França. Joey também cantou noutras músicas do álbum de Anna Maria Kaufmann como Blame it on the Moon, Running with a Dream foi uma faixa de bónus em alemão da versão Azálea Place. No mesmo ano cantou na “Philharmania” um álbum que contem muitos clássicos do rock tocados pela Royal Orchestra Philarmonia sobre a orientação de Mike Batt. A canção de Joey é o sucesso de Bruce Springsteen “Born to Run”.
Em 29 Setembro 2000, Joey e Lisa casaram. O casamento aconteceu em Richmond, um pequeno local nos arredores de Londres. Todos os membros da banda foram convidados, mas John Leven não pode ir. Foi um belo casamento, tiveram uma orquestra a tocar as músicas de Joey.
Em 2001, Joey, Patrick Isaksson e Anders Glenmark tocaram uma versão do clássico “Har Kommer Natten” para o cantor de músicas românticas sueco Pugh Rogefeld. Essa foi a primeira vez que Joey gravou uma música em sueco, e a música foi incluída na compilação “Osannolikt Svenskt. No ano seguinte Joey escreveu a canção “Change” para Bower & Morley, ambos os membros eram da banda Thunder. A canção foi incluída no álbum Moving Swiftly Along.
O lançamento do terceiro álbum de Joey foi adiado muitas vezes, seria lançado em 2000 e o título era “Joey Tempest” foi apenas editado na Suécia em Outubro de 2002. O estilo de música desta vez era rock, mais pesado do que o seu anterior álbum, descobriu novamente o sentimento de tocar numa banda rock, a energia sente-se um pouco como na banda EUROPE. Descobriu novamente o seu caminho de volta como escritor de músicas, como fez durante o tempo dos EUROPE. Melodias, guitarras ….
Mic Michaeli escreveu em conjunto com Joey três músicas no álbum. Joey também trabalhou muito com o guitarrista inglês Adam Lamprell. O primeiro single foi Forgiven, que se tornou num pequeno sucesso na Suécia. Superhuman deveria ter sido o segundo single, mas foi enviado as rádios apenas como um single promocional. No final o álbum não vendeu tanto como os dois primeiros. A resposta ao álbum era boa e má.
Joey Tempest é o vocalista atual da banda Europe.
Joey foi pai em 12 Outubro 2007, e o seu filho chama-se James Joakim.

                                                                          John Levén.


John Gunnar Levén (nascido em 25 de outubro de 1963 em EstocolmoSuécia) é o baixista da banda sueca de hard rock  Europe. Levén e vocalista Joey Tempest são os unicos membros da banda que estãopresente em todos os álbuns de estúdio da banda.
Quando Levén tinha 7 anos, ele e sua família se mudou para o subúrbio Upplands Väsby, onde vários membros de Europe cresceu. Ele se juntou à banda em 1981, substituindo Peter Olsson. Em 1985 Levén foi quem sugeriu que tempest deve escrever uma música baseada num riff de teclado velho que o vocalista tinha escrito cerca de 1981-82. O resultado foi a canção "The Final Countdown".
Depois que Europe entrou em hiato em 1992, Levén gravou e excursionou com bandas como Brazen  Southpaw,  John Norum e ex- Black Sabbath / Deep Purple o vocalista Glenn Hughes.
Europe reunificada em 2003, e co-escreveu Levén o single "Always The Pretenders" e a partir de 2006 álbum Secret Society, com Tempest.Ele também co-escreveu a canção "The Beast", em 2009 no álbum Last Look at Eden.
Levén é casado e tem três filhos, Daniel, Alex e Adrian.


                                                    


                                          Mic Machaeli











Gunnar Mathias "Mic Michaeli (nascido em 11 de novembro de 1962 em Upplands VäsbySuécia) é o tecladista da Banda sueca de hard rock  Europe. Como muitos dos outros membros de Europe cresceu em Estocolmo subúrbio Upplands Väsby. Ele se juntou à banda para o Wings of Tomorrow  tour em 1984, que tinha o vocalista Joey Tempest antes como teclista.
Michaeli foi co-escrito várias músicas de Europe, a mais famosa canção é a batida a balada "Carrie", do álbum The Final Countdown. A canção foi co-escrito por Michaeli e Tempest, e foi o maior sucesso de Europe nos E.U.A, atingindo o número 3 na parada Billboard Hot 100 chart.
Depois Europe entrou em hiato em 1992, Michaeli gravou e excursionou com bandas como Brazen Abbot eo ex- Black Sabbath / Deep Purple o vocalista Glenn Hughes. Ele também co-escreveu várias músicas com Tempest no terceiro álbum solo de Joey, Joey Tempest, que foi lançado em 2002.
Atualmente Michaeli é divorciado e atualmente morando em Estocolmo. Ele tem três filhos, Marcus, Moa e Matilda.




                                                              Ian Haugland.











Håkan Jan Ian Haugland (nascido em 13 de agosto de 1964 em NordreisaNoruega) é o baterista da banda de hard rock sueco Europe. Quando tinha oito meses de idade, ele e sua família se mudou para o subúrbio Märsta sueco. Juntou-se ao Europe no Verão de 1984, substituindo Tony Reno. Anteriormente Haugland tinha tocado em uma série de bandas, incluindo Trilogy, onde Candlemass baixista Leif Edling cantou, e Yngwie J. Malmsteen 's banda Rising Force.
Após o Europe teve uma quebra em 1992, Haugland registadas e excursionou com bandas como Brazen Abbot, no sentido horário, no Outono passado's Dream, John Norum Europe colega e ex-Black Sabbath / vocalista Deep Purple Glenn Hughes. Em 1998 gravou um Haugland cobrir versão do Black Sabbath canção "Changes", para o álbum tributo Ozzified Ozzy Osbourne. Quando ele não está na estrada ou no estúdio, ele funciona como um canal de rádio sobre o acolhimento 106,7 Rockklassiker em Estocolmo e de vez em quando ele toca bateria no estúdio.
Haugland está atualmente vivendo em Sigtuna, na Suécia Marita com sua esposa e seus três filhos, Simon, Jannie e Linnéa.




                                                                          John Norum.












John Norum (23 de fevereiro de 1964Vardø) é um guitarrista famoso de hard rock, co-fundador da banda Europe.
John Terry Norum nasceu no dia 23 de fevereiro de 1964 em Vardö, Noruega, mas se mudou para a Suécia com apenas um ano e cresceu em Upplands Väsby, um subúrbio de Estocolmo.
Com doze anos começou a tocar guitarra, influenciado por Deep Purple e Kiss. Seu talento já era nato, e com quatorze anos, seu padrasto Thomas Witt (gerente da antiga CBS, na Suécia) levou John para gravar com Eddie Meduza, um rockstar sueco. John gravou um álbum "Punkjävlar", e saiu em turnê pela Suécia. O álbum chegou a disco de ouro na Suécia, mas John, não satisfeito em tocar punk saiu da banda e decidiu seguir seu próprio caminho, ou seja, voltar ao som pesado de DEEP PURPLE e outras bandas.
John Norum ficou completamente fascinado após ouvir Thin Lizzy e UFO, e consequentemente passou a ser um grande fã deGary Moore e Michael Schenker . Ele formou o WC, que depois viria a se tornar Force (já com Joey Tempest).
A banda participou e ganhou um campeonato sueco de rock de 1982, com John Norum eleito melhor guitarrista e Joey o melhor vocalista. Durante a competição a banda mudou o nome para Europe, nome que entraria para a história do hard rock quatro anos depois.
O prêmio do campeonato foi a gravação de um álbum de estúdio pela gravadora Hot International, e Thomas Erdtman passaria a ser o empresário da banda (desafeto de John Norum).
O album Europe foi lançado em fevereiro de 1983. Gravado em apenas uma semana, chegou ao top 8 sueco, e a música "Seven Doors Hotel" alcançou o top 10 japonês. 35.000 cópias saíram nos primeiros meses somente na Suécia. Após a turnê, John Norum tocou na excursão com a banda de Eddie Meduza.
Em Fevereiro de 1984 Wings Of Tomorrow saiu já com 70.000 cópias somente na Suécia, visto que a banda começava a se tornar muito popular no cenário sueco, fazendo turnês pelo país e tendo seus shows exibidos na TV sueca.
Em 1985 o Europe participou do filme sueco "On The Loose", aonde Joey atuou como ator. A banda saiu em turnê especial, com shows na TV e ganhando o título de melhor banda de rock sueca.
A banda assinou contrato com a Epic e o álbum The Final Countdown foi gravado na Suíça no final de 1985, mas atrasou devido a sérios problemas na voz de Joey (que so gravaria os vocais somente em fevereiro de 1986, em EstocolmoSuéciaAtlanta eSão FranciscoEstados Unidos).
Em maio de 1986, o álbum "The Final Countdown" já saiu com 100.000 cópias na Suécia em poucos dias. O sucesso era cada vez maior, e rapidamente foi alcançando os tops de todos os países da Europa, no JapãoE.U.A e resto do mundo. Mas estranhamente a turnê acabou atrasadíssima. O motivo foi uma série de divergências entre John Norum e Thomas Erdtman, o que levou o guitarrista a decidir abandonar a banda no auge do sucesso do Europe, logo após os shows no Japão em setembro (porém a mídia só soube em outubro). John só tocou na Suécia ao vivo, pois a banda adiou a turnê mundial para 1987. Em outubro a banda saiu para amostras em play-back na TV pelos países europeus, e John Norum se despediu na Holanda, em novembro de 1986.
John Norum decidiu fazer carreira solo e fazer sucesso fora do Europe. Em outubro de 1987 veio "Total Control", que foi um sucesso na Suécia. John Norum levou todos os prêmios das revistas especializadas em guitarra e em rock do país em 1988.
Durante a turnê, a banda de John Norum chegou a abrir o show de Ace Frehley, ex-guitarrista do Kiss no Hammersmith Odeon, em Londres. Em Londres John encontrou-se com Glenn Hughes lendário baixista do Deep Purple, e chegaram a tocar juntos meses depois em Estocolmo, porém Glenn saiu do projeto (problemas com drogas).
O talento de John Norum visto nos álbuns com Europe e com seu primeiro álbum solo despertou o interesse do vocalista Donald "Don" Dokken, da banda americana Dokken, que acabou em 88. John foi chamado, e era sua grande chance na América, aonde o Europe já gozava de sucesso.
Don não poderia seguir sua nova banda com o nome de Dokken (devido a direitos autorais de outros membros), e então "Up From The Ashes" saiu como álbum de Don Dokken em 1989. Eles saíram em turnê até o início de 1991, terminando no Japão. Em 1990 John Norum lançou um álbum solo ao vivo (gravado em 1988), "Live In Stockholm".
A parceria enter Norum e Hughes voltou em 1992, e eles gravaram o álbum "Face The Truth", considerado por muitos o melhor trabalho de Norum. John ajudou Hughes em algumas músicas de seu álbum "Blues", lançado no mesmo ano.
Em 92 ainda, o Europe acabou e Joey Tempest o chamou de volta, mas John Norum se recusou. Em agosto eles chegaram a tocar juntos num festival sueco (desde 1989 John Norum não ia à Suécia).
Em 95, o álbum "Another Destination" saiu, e logo uma turnê saiu na Suécia. No mesmo anos ele se casou em Las Vegas com a guitarrista Michele Meldrum, falecida em maio de 2008. Ainda em 1995 John chegou a tocar com Carmine Appice numa parceria ao vivo na Suécia.
Em dezembro de 1996, o álbum "Worlds Away" saiu e mais uma turnê na Suécia. Durante a turnê o show no Japão foi gravado, para mais tarde sair o álbum "Face It Live 97", segundo álbum ao vivo. No fim de 1997 John Norum fez 15 shows com Dokken nos E.U.A, substituindo George Lynch que havia deixado a banda.
Em 1998, John Norum saiu em mais uma turnê, mais uma vez na Suécia, mas dessa vez passaram não só pela Escandinávia como em alguns países europeus como a Itália. De última hora, foram os "headliners" do Sweden Rock Festival (pois o Van Halen desistiu). Em 98 também houve rumores de que John iria tocar com o UFO, mas após Michael Schenker saber dos boatos, retornou à banda.
Em 1999 outra turnê especial, mas agora com o guitarrista Brian Robbertson, tocando músicas do Thin Lizzy pela Escandinávia. Na virada do milênio, John Norum participou da apresentação do Europe para a TV sueca (fazia 14 anos que ele não tocava com o Europe).
Em 2000 John Norum mais uma vez se juntou ao Europe, desta vez no Hard Rock Cafe de Estocolmo, para tocarem Rock The Night. Apesar de se encontrarem por duas vezes ainda não tinham acertado a volta da banda.
Neste ano saiu o último álbum solo de Norum até 2005, "Slipped Into Tomorrow". Mais uma vez John Norum voltou a ser "headliner" do Sweden Rock Festival, desta vez acompanhado de Brian Robbertson.
Em 2001 John Norum se juntou ao Dokken outra vez, mas desta vez em definitivo. Fizeram uma turnê em 2001 pelos E.U.A. Em 2002 lançaram um álbum "Long Way Home", e mais uma turnê se sucedeu por E.U.A e Europa (chegaram a serem headliners do Sweden Rock Festival. No show na Inglaterra John Norum quebrou o braço e teve de abandonar a banda (as relações com Don também já estavam comprometidas antes)
Finalmente em 2003 o Europe anunciou o retorno das atividades, e depois de 17 anos John Norum retornava à banda. Ele recusou uma proposta do UFO antes de se juntar ao Europe.
Em 2004 a banda fez uma turnê de reunião no verão e foram os "headliners" do Sweden Rock Festival, sendo a quarta vez em 6 anos do guitarrista no evento. Em setembro saiu o novo álbum "Start From The Dark", com direito a turnê mundial e gravação de DVD. Em 2004 também nasceu o primeiro filho de John e a já falecida Michele, Jake Thomas.
Em 2005 saiu o álbum "Optimus", novo solo de Norum após cinco anos. O Europe lançou o DVD "Live From The Dark". Em 2006 o Europe lançou o álbum "Secret Society", mais pesado e moderno que o anterior, e saiu em turnê mundial mais uma vez.
No início de 2008, o Europe fez um show especial acústico tocando covers e seus principais clássicos, na qual pode sair em DVD. A banda está para sair em turnê no verão europeu (tem vários festivais com bandas de renome no mesmo evento), porém com a morte da mulher de Norum, não se sabe sobre o futuro da banda.
Em setembro está previsto o novo álbum solo do guitarrista, que está atrasado 2006 (não se sabe porque). Provavelmente o álbum que ainda não tinah o título agora terá algo que homenageie e lembra sua ex-mulher, a guitarrista Michele Meldrum (ex-Phantom Blue e Meldrum), que morreu devido a um tumor no cérebro, em 22 de maio de 2008.